terça-feira, 4 de novembro de 2008

Elections

Ainda que os EUA tenham perdido um pouco sua hegemonia, não dá para ignorar a importância desta eleição para o resto do mundo.

O meu lado humano votaria em Obama (seu eu fosse americana), afinal, é negro e filho de mulçumano (tenho simpatia pelo último assunto). Para os americanos (acima de 30) um paradoxo diante de suas pretenções. Para o Brasil, segundo especialistas, não seria o mais indicado. Afinal, é contra o etanol da cana de açúcar (Illinois produz etanol de milho) e não investirá em outros países em detrimento de sua produção. Provavelmente, para incentivar a produção interna, não facilitará as importações para "seu" país. Pelo menos, é contra a guerra do Iraque. (isso não nos interessa, né?).

Meu lado sensato votaria (seu eu fosse americana, de novo), em John McCain. Ele é totalmente a favor de subsidios para os investimentos em etanol da cana do Brasil. Microeconomicamente isso não muda a minha vida, mas, macroeconomicamente, faz o país se notabilizar e crescer, naturalmente. Isso muda minha via.

Claro que não é só isso que me faz votar num ou noutro...deve haver um zilhão de coisas mais, ou menos importante para nós.

Bom, não sou especilista, mas não dá para não "falar" das eleições nos EUA.

Nenhum comentário: